quarta-feira, 8 de abril de 2015

Notícia

     Piauí é um dos estados que menos desmatou o Cerrado brasileiro

Apenas 16,6% da área original foi desmatada no estado.

O estado do Piauí aparece no último estudo do Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das entidades da federação que menos desmatou o bioma Cerrado. Apenas 16,6% da área original foi desmatada no estado, enquanto que em São Paulo já desmatou mais de 90% da área do bioma. 


 
Mesmo assim, o estado está entre os que mais desmataram entre os anos de 2002 a 2010. No Piauí, o Cerrado ocupa uma área de 11,5 milhões de hectares, em 28 cidades nas regiões Norte e Sul do Piauí, e é considerada a fronteira agrícola do estado. 
Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, são prioritários para ações de fomento, ordenamento e monitoramento e controle no Cerrado, segundo Portaria MMA. 
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. 
Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/ Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. 
O Brasil conta também com o Programa de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado Brasileiro (Programa Cerrado) que apoia a implantação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). 
O objetivo geral é contribuir para a mitigação da mudança do clima no Cerrado e para a melhoria da gestão ambiental e dos recursosnaturais na região por meio de políticas e práticas adequadas de produção rural. O programa está dividido em dois componentes: a regularização ambiental rural e a prevenção e combate a incêndios florestais. 
O bioma, que ocupa lugar de destaque na produção de grãos no país, perde cada vez mais em biodiversidade com o avanço do desmatamento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Por: Francicleiton Cardoso - Jornal O Dia
 

http://www.portalodia.com/noticias/piaui/piaui-e-um-dos-estados-que-menos-desmatou-o-cerrado-brasileiro-227613.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário